Obras de arte nas telonas/Anna Barros

Obras de arte nas telonas/Anna Barros

Não é nenhuma novidade que eu amo Arte. Aprendi com meu pai e foi um dos motivos que me fez escolher Cirurgia plástica. Então,resolvi escrever sobre as pinturas que aparecem em alguns filmes e seus significados. A que mais me toca,dentre todas, é “A noiva”, de Marc Chagall que aparece na casa de Will (Hugh Grant) em Um lugar chamado Notting Hill. Ele tem uma obra falsa, mas a atriz Anna Scott(Julia Roberts) tem uma verdadeira que ela acaba por presenteá-lo quase no fim do filme ao se declarar a ele. Quando Anna viu a tela na casa dele no primeiro encontro, ela diz que é assim que vê o Amor, algo suspenso…

Outro filme que amo que mostra telas de pinturas é Titanic, mas de forma descontextualizada, porque a obra nunca esteve de fato no navio e se chama “Les Demoiselles d’Avignon” e foi pintado em 1907. Mesmo sendo surrealista, gosto de Picasso. E Titanic é um filme lacrimogênio demais, mas eu amo. Além dessa peça, aparecem também obras de Renoir e Monet. Jack(Leonardo Dicapprio) é um desenhista e ao avistar a tela, ele exclama para Rose(Kate Winslet) “Um Monet?” e fica maravilhado com o trabalho.

Além disso, há filmes falando de pintores famosos, como Surviving Picasso, Frida e Pollock. Anthony Hopkins é Picasso, Frida tem como protagonista Salma Hayek e Pollock, Ed Harris. Vi o primeiro e o terceiro. Recomendo!

Se deu vontade de ver os filmes, tente também numa próxima viagem, ver os quadros. A noiva, de Chagall, não será possível porque pertence a uma coleção particular japonesa que autorizou a réplica para o filme e pediu que fosse incinerada depois.

Se quiserem, podem rever Notting Hill e Titanic para observar melhor as passagens em que os quadros aparecem.

Aproveitem!

Deixe um comentário