Trapaça

Trapaça

Por: Gabriel Araújo (@gabriel_araujo1)

Sessão de Matinê: “Trapaça”Captura de Tela 2014-02-08 às 18.59.26

Trapaça tem boas chances no Oscar. Por seu todo. Pela qualidade de um trabalho que merece ser premiado. É um bom filme que peca, talvez, em uma história que não prende a quem assiste, sem um ritmo espetacular. Muitas reviravoltas onde ninguém se salva – todos são culpados. Mas que é espetacular por cada uma de suas atuações. Onde, agora sim, todos se salvam. O elenco parece ter sido escolhido a dedo para a qualidade. Excepcional.

Como o próprio filme diz, é baseado em “algumas coisas que realmente aconteceram” – a Abscam, operação do FBI para flagrar congressistas corruptos. Vivido no pós-Watergate, Trapaça não quer retratar algo com total fidelidade. Mas alerta para a corrupção que ronda o mundo desde os anos 70.

Comédia ácida, com toques de drama e crime, tem excelente qualidade, e mostra um David O. Russell, diretor, diferente do habitual – de O Vencedor e O Lado Bom da Vida -, que novamente consegue colocar indicações nas principais categorias do Oscar, mas que ainda não acerta a mão na busca pelo filme excepcionalmente perfeito.

American Hustle retrata o golpista Irving Rosenfeld (Christian Bale) e sua parceira e amante Sydney Prosser/Edith Greensly (Amy Adams), que são pegos pelo FBI e forçados pelo agente Richard DiMasio (Bradley Cooper) a trabalhar em uma missão contra corruptos, forçando-os a golpes que envolvem desde o prefeito de Camden, Carmine Polito (Jeremy Rennner), a mafiosos, prejudicados pela falastrona esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence).

As atuações são definitivamente sensacionais. Christian Bale está magnífico no papel. Voltando a trabalhar com Russell após O Vencedor (que lhe rendeu muitos prêmios, como um Oscar de melhor ator coadjuvante), ele aparece diferente. Careca e gordo. Encarnado ao papel, dando seu melhor. Esmerilhando. Amy Adams, espetacular como Sydney. Bradley Cooper, idem. Na coadjuvância, Jennifer Lawrence novamente apresenta-se fantástica. E a força do resto do elenco é algo impressionante. Jeremy Renner e Louis CK apoiam magistralmente, além de contar com uma participação especial de Robert De Niro como Victor Tellegio. Faltam adjetivos para classificar tal cast.

Além disso, a trilha sonora ainda é arrasadora. Reúne grandes nomes da música, priorizando blues e rock. Duke Ellington, Frank Sinatra, Elton John, Santana, Bee Gees, Paul McCartney, David Bowie. Um espetáculo.

American Hudle já ganhou três Globos de Ouro (melhor filme – comédia ou musical, melhor atriz – comédia ou musical [Amy Adams] e melhor atriz coadjuvante [Jennifer Lawrence]), disputando em sete categorias. E concorre a dez Oscars. Melhor filme, diretor, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, edição, figurino, direção de arte. Se houvesse a categoria melhor elenco, seria hors-concours.

Não vencerá tudo, apesar de tantas indicações. Melhor filme? Possível. Mas na história de dinheiro e golpes, não tem fôlego comparável a O Lobo de Wall Street, com o dedo de Martin Scorsese. Na direção, Russell ainda concorre com Alfonso Cuarón (Gravidade). Complicado levar. Christian Bale mitou. Mas deu o azar de encarar Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) e Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street). Para Amy Adams, o mesmo com Cate Blanchett (Blue Jasmine). Bradley Cooper perderá para Jared Leto (Clube de Compras Dallas). Uma aposta? Jennifer Lawrence como coadjuvante. Grandes chances. De resto, a sorte conta.

Enfim, Trapaça é muito bom. Não perfeito. Um tanto quanto enrolado. Mas acima da média. Um filme certo. Com o elenco certo. Mas, quem sabe, na hora errada.

Nota: 4/5

Sinopse:
Irving Rosenfeld é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser. Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI, infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito. Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn, aparecer e mudar as regras do jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s