236- Antes do pôr-do-sol

236- Antes do pôr-do-sol

antes do por do solEsse filme é cult e é a continuação de Antes do Amanhecer depois de nove anos. O filme discute a relação e a vida de forma leve, filosófica e profunda. E ainda tem Paris e Ethan Hawke. Dois grandes estimulantes e uma combinação irresistível.

É interessante ver Antes do amanhecer para poder entender as citações de Jesse e Celine.

Gosto da maneira que Jesse vê a vida e a forma romântica com que ele lembra da noite de Viena e o fato de ter transposto o que ele viveu com Celine num livro.

Não vivi o que viveram, mas sempre tem alguém que nos marcou no passado e o qual vimos uma única vez numa determinada situação.

Interessante é saber que viveram em Nova York em épocas parecidas, sem saberem. E também que não trocaram telefone, nem endereço, o que costuma fazer quando se conhece alguém especial numa viagem. Ainda não havia email, Facebook e mensagens instantâneas. A tecnologia e a modernidade facilitam isso, hoje em dia.

O passeio de barco pelo Rio Sena é simplesmente sensacional, uma das coisas mais legais que fiz em Paris, quando fui em 1997 pela segunda vez. Paris é uma cidade muito especial. Tirando os destinos exóticos como Bora Bora e o meu preferido, Ilhas Maldivas, deveria ser o destino obrigatório de qualquer lua-de-mel. Disney é um sacrilégio para este fim.

Celine disse que todos os relacionamentos são importantes,por isso tem dificuldade de esquecer as pessoas e cada uma tem seu detalhe e importância. Bate com o que eu penso.

Gosto quando Jesse fala que escreveu o livro porque era uma forma de tentar achar a francesa Celine. Improvável um relacionamento entre um americano e uma francesa. Por isso, a ideia do roteiro é genial!

Também penso como Celine, precisamos de um homem que nos ame e que possamos amar. Apenas isso, porque as mulheres são independentes para conseguirem seu próprio sustento e se realizarem profissionalmente. Mas um amor é um complemento que pode proporcionar a constituição de uma família. Algumas coisas me identifico com ela porque não gosto de me sentir sufocada e quero uma ligação de verdade, empolgante. E meus ex-namorados depois de namorarem comigo, também se casam. Só não sou tão pessimista e neurótica como ela.

A melhor parte é a final porque as pessoas pensam nesse final há milênios. E ainda tem a canja de um violãozinho!

Esse filme é imperdível. Vejam também Meia-noite em Paris e Um dia. Além do final da trilogia: Antes da Meia-noite, que eu ainda não vi, mas verei.

Sinopse: Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.

 

 

2 comentários sobre “236- Antes do pôr-do-sol

  1. Tive a oportunidade de ver recentemente os três filmes, na sequência 2º, 3º e 1º, e gostei muito, principalmente por todos eles se basearem, quase que exclusivamente, numa câmera filmando a caminhada pelos becos das cidades e no diálogo dos dois atores abordando situações cotidianas que foram sendo alteradas ao longo dos anos, primeiro como jovens e depois como adultos maduros e casados. Além disso, é extremamente realista no que se refere aos anos que se passaram entre as situações retratadas, pois não foram utilizados novos atores ou o poder da maquiagem. Tão interessante e não usual este ângulo de filmagem que, apesar de não possuir nada em comum, até me lembrei Dogville, outro filme com uma abordagem particular. Parabéns pelo blog e sucesso!

    Curtir

Deixe um comentário