Abertura deTemporada de Montanhismo terá Cine Montanha na praça

Abertura deTemporada de Montanhismo terá Cine Montanha na praça

A temporada de montanhismo terá a sua abertura com um evento gratuito da Federação de Esportes de Montanha no Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) nos dias 26 e 27 de abril. No dia 26, ele acontecerá das 8h às 21h30 e no dia 27, das 8h às 18h, na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, na Urca. Dentre as diversas atividades, há um foco nas culturais, em que se destacam projeção de filmes relacionados ao montanhismo, palestras com escaladores e apresentadores do canal Off e lançamento de  dois livros.

Essas atividades têm como principais objetivos a divulgação e democratização da cultura de montanha e a promoção de momentos de lazer e confraternização. Alexandre Diniz é produtor da Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) e também do Rio Mountain Festival e destaca a importância do Cine Montanha para o evento.

“A ATM cresceu muito nos últimos anos. Além dos tradicionais stands dos clubes, estes os verdadeiros criadores do evento, aos poucos foi incluído o campeonato de escalada, palestras e o cinema de montanha. O Cine Montanha na Praça entrou em função do Festival de Filmes de Montanha que organizo. Começou na Semana Brasileira de Montanhismo por conta dos 10 anos de Festival, onde apresentamos os filmes nacionais vencedores do prêmio Corcovado. Agora será difícil de tirar o Cine Montanha da ATM. É muito bacana ver os filmes com o Pão de Açúcar ou a lua de fundo. É um espetáculo!”, declarou Alexandre.

No dia 26 de abril, às11h, vai haver o lançamento de dois livros:  o Guia de Escaladas de Itacoatiara, de Cintia Daflon e Flavio Daflon, da Editora Companhia  da Escalada e O caminho do Guerreiro da Rocha, de Arno Ilgner.

 O Cine Montanha na praça acontecerá também no dia 26, das 18h30 às 21h30, numa grande tela inflável, aos pés do Pão de Açúcar, cartão-postal da Cidade Maravilhosa. Os  filmes exibidos serão: Geração Lendária, de Seblen Mantovani, e Montanha Dilapidada –  A Face Norte do Petit Dru, de Gerald Samina. Geração Lendária será exibido das 19h30 às 20h30, e conta como um seleto grupo de escaladores dos anos 80 mudou os rumos do montanhismo. A Montanha Dilapidada – a Face Norte do Petit Dru ganhou o prêmio Kamera Alpin em Gold 2012 e será projetado das 20h30 às 21h30. O documentário conta a história da escalada de dois alpinistas na face Norte do Petit  Dru, que faz parte dos Alpes franceses.

No dia 26, haverá também uma palestra intitulada “Escaladas, Viagens e Filmagem” da série Montanhistas, do canal Off, das 18h30 às 19h30, com Bernardo Biê e Silvio Neto. Os escaladores e protagonistas da série contarão as suas experiências e curiosidades durante as gravações, além de fotos e relatos das viagens. No final da palestra acontecerá uma sessão de perguntas e respostas com os protagonistas e outros integrantes da equipe de produção e direção, como Seblen Mantovani, Julio Campanella e Rafaella Kamacho.

O Stand Cultural, integrado ao stand da FEMERJ, estará vendendo livros, guias de escalada, guias de trilhas e DVDs sobre montanhismo e o ambiente de montanha para quem quiser conhecer mais sobre o montanhismo, escalada e as montanhas.

Maiores informações:

http://www.femerj.org

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s