Maratona do Oscar: Brooklyn/Flavia Barbieri

Maratona do Oscar: Brooklyn/Flavia Barbieri

 

 

 

brooklynEilis Lacey (Saoirse Ronan) é uma jovem imigrante irlandesa vivendo no Brooklyn dos anos 50. Atraída pela promessa da América, Eilis parte da Irlanda, saindo do conforto da casa de sua mãe para a cidade de Nova York. Em sua nova cidade, Ellis vive um romance inebriado de amor com um nova-iorquino. Numa trama inteligente e um roteiro bem amarrado, vivenciamos as dúvidas e a tensão da jovem Eilis, na escolha entre dois países e na reflexão sobre as alternativas de sua vida.

 

A história é iniciada quando Eilis sente-se envolvida pelo charme italiano de Tony Fiorello (Emory Cohen), sendo apresentada a uma culinária e a um estilo de vida tão diferente do seu, quando casamentos e funerais a chamam de volta à Irlanda. Dividida entre os novos sentimentos e emoções mais familiares, Eilis se vê em um caminho de escolhas maduras e decisivas.

 

A narrativa, perfeitamente situada no início dos anos 50, com um estilo de cinema em que a mulher é figura central de toda a trama, como nos idos do cinema popular, traduz um filme emocionalmente inteligente que pode ser considerado a melhor obra do diretor John Crowley. Para os fãs de Bette Davis, Joan Crawford e Barbara Stanwyck, Brooklyn é, sem dúvida, um revival.

 

Nova York surge como um universo de sapatos vermelhos, vestidos amarelos e carros azuis. Mulheres austeramente encamisadas e meninos de blazer e cabelos oleosos ao estilo Garry Cooper.

 

O filme tem contrastes interessantes entre as cenas inciais de igrejas e dias chuvosos e frios, não apenas na temperatura, mas no sentimento; e as ruas americanas de tons mais quentes e divertidos. Tudo analisado pelos olhos de Eilis.

 

Destaque para os produtores e figurinistas que conseguem traduzir através de roupas e maquiagens, a sutileza das transformações da heroína. O filme tem um feitiço delicado e um charme discreto, próprio dos que são parte da história de sucesso do cinema.

 

O filme concorre por Melhor Filme, Melhor Atriz – Saoirse Ronan e Roteiro Adaptado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s