Maratona do Oscar: Carol/Flavia Barbieri

Maratona do Oscar: Carol/Flavia Barbieri

carolCarol é um daqueles filmes sutis, com um roteiro que começa no meio da história. Duas mulheres com vidas diferentes, passando pelos mesmos problemas. Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha.

Com uma história envolvente, o roteiro nos conduz para uma relação charmosa e instigante entre essas duas mulheres, que se aproximam após uma viagem pelos Estados Unidos.

O filme apresenta uma roupagem sedutora em todos os momentos. Nos vestígios de batom de um cigarro, no tilintar de um piano distante, na própria transgressão dessa relação proibida.

Cate Blanchett está impecável (como sempre!) no papel de uma mulher infeliz, que está se divorciando e encontra em Therese Belivet (Rooney Mara) um caminho para novas e apaixonantes emoções. Cate consegue misturar sentimentos que vão desde altivez e elegância combinados com medo e insegurança.

Por sua vez, Mara tem traz um refinamento delicado à sua personagem. Tão merecida a indicação ao Oscar, como foi a de Cate. Ela tem um feitiço afiado e sutil que dança com a personagem de Cate, com uma valsa. As duas se tornam Yan e Ying num amor cerceado pelos limites sociais da época.

O roteirista Phyllis Nagy, soberbamente, adaptou o romance original de Patricia Highsmith de 1952. O filme também traz contornos clássicos e o descontentamento de duas mulheres sob a luz do homoerotismo.

A história lança-se sobre o mistério de como as pessoas homossexuais da década de 50 conseguiam gerir suas vidas e seus segredos, com dignidade.

O filme concorre ao Oscar de Melhor Atriz, para Cate Blanchett, Melhor Atriz Coadjuvante, para Rooney Mara, Melhor Fotografia, para Edward Lachman e Melhor Roteiro adaptado para Phyllis Nagy.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s