“Um Homem Entre Gigantes” chega aos cinemas para contestar NFL

“Um Homem Entre Gigantes” chega aos cinemas para contestar NFL

Os fãs do futebol americano no Brasil vão ter um bom motivo para ir ao cinema a partir desta quinta-feira, 3, com a estreia do filme “Um Homem Entre Gigantes” (Concussion). O longa conta a história do neuropatologista forense Dr. Bent Omalu (Will Smith), que fez a autopsia no ex-jogador Mike Webster, e detecta um diagnóstico de Encefalopatia Traumáica Crônica. O atleta campeão pelos Steelers morreu em esquecimento dentro de sua camionete, aos cinquenta anos, após sofrer danos cerebrais durante a carreira.

Omalu, então, abre uma investigação para saber até que ponto a prática do esporte mais popular dos Estados Unidos pode ser prejudicial à saúde dos atletas. A NFL, por outro lado, tenta jogar a poeira para debaixo do tapete, desacreditando o trabalho do médico.

Os relatórios de Dr. Bent apontam que a chance de um jogador de futebol americano desenvolver Alzheimer ou algum tipo de demência é de 14 a 23 vezes maior do que uma pessoa comum.

O fato é que o filme não agrada a NFL, que por sua vez sabe da existência do problema, e teme que a repercussão do longa e das críticas abale, de alguma maneira, o futuro do esporte. Muitos jogadores já cobraram atitudes da Liga que já tomou algumas providências, como mudanças de regras, porém é pouco, diante da gravidade do problema.

Confira o trailer de Um Homem entre Gigantes:

Por Luis Fernando Salles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s