Biografia de Nina Simone é acusada de racismo

Biografia de Nina Simone é acusada de racismo

Após a divulgação do novo trailer de Nina, biografia que vai contar a vida da cantora Nina Simone, muitas pessoas acusaram o longa de ser racista e criticaram a escolha de Zoe Saldana para o papel principal, pois a atriz tem poucas semelhanças com a personagem.
Saldana teve que ter sua pele escurecida para ficar parecida com a cantora. Tal atitude tem sido acusada de remeter ao blackface (prática antiga feita por atores brancos que cobriam sua pele de preto para debochar de negros).
Desde 2013, quando a atriz foi anunciada, ela já defendia a sua escalação: “Não importa quantas críticas vou receber. Vou honrar e respeitar a minha comunidade negra, porque é isso que sou”. Cynthia Mort, a diretora de Nina, pediu aos fãs para se concentrarem no filme ao invés da caracterização da cantora.
Em seu twitter a atriz publicou: “Vou te dizer o que é Liberdade para mim – nenhum medo. Realmente, nenhum medo” e recebeu como resposta da conta oficial que representa Nina Simone: “Bela história, mas por favor tire o nome de Nina da sua boca. Para o resto da sua vida”.
Simone Kelly, filha da cantora, também desaprovou a escolha da atriz dizendo que não era “a melhor escolha em termos de aparência”. Kelly preferia que fossem escolhidas Viola Daves ou Kimberly Elise, que para ela são “mulheres de cor, mulheres com lábios belos e grossos, narizes largos e que sabem atuar”.

 

nina-simone-zoe-saldana.png
Reprodução Internet

Por Luis Fernando Salles

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s