Literacine: Malala/Juliana Goes

Literacine: Malala/Juliana Goes

malala-640x360

O documentário Malala acompanha a história da vida de Malala Yousafzai, jovem ativista paquistanesa, que por lutar pelos direitos das mulheres à educação no seu país, sofreu um ataque por parte do Talibã.

No dia 09 de outubro de 2012, a jovem voltava para casa num ônibus escolar quando um homem armado entrou e perguntou “Quem de vocês é Malala?”. Ela se identificou e levou três tiros em sua direção. Ela tinha 12 anos, e uma das balas atravessou o lado esquerdo da cabeça. Por um milagre, Malala sobreviveu, porém, com algumas sequelas. Ela foi levada à Inglaterra para receber tratamento, e até hoje vive exilada com a família no país.

O documentário de Davis Guggenheim (vencedor do Oscar por Uma Verdade Inconveniente) conta o antes e o depois do atentando à Malala, destacando detalhes de sua vida atualmente em Birmingham, na Inglaterra, onde vive com os pais e os dois irmãos, o convívio na escola, seus hobbies e sonhos. O filme também mostra como o Talibã dominou a região do Vale do Swat (local que nasceu Malala) e promoveram mudanças radicais nos costumes da população. O pai da menina fundou uma escola e dava aulas na região. Esse é um dos principais motivos que levou Malala a se tornar uma jovem dedicada aos estudos. Seu pai sempre a apoiou nas decisões de manifestar sua opinião sobre a forma que o Talibã proíbe a educação das mulheres no Paquistão. A luta de Malala pelos direitos femininos à educação no seu país, que vem sendo seguida e admirada por todo mundo, lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2014.

Para contar detalhes importantes da vida da jovem e sua família, Davis Guggenheim usou recurso de animação, que deixou a obra esteticamente bonita e bem feita. Baseado no livro ‘Eu Sou Malala’, o longa é emocionante e inspirador. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s