Dica de filme: Sombras de Goya

Dica de filme: Sombras de Goya

sombras_de_goyaUma dica para quem ama Artes, principalmente da Espanha, e também é cinéfilo, é o filme Sombras de Goya.  O filme fala da fase negra da pintura de Goya que passou a criticar a Igreja, por causa da Inquisição, e a Monarquia. Fatos estes que o levaram ao exílio em Bordeaux, na França, mas que não o deixaram de resgatar e retratar tudo que acontecia em seu país.

Goya foi um dos maiores pintores espanhóis e tem duas fases distintas de sua pintura: uma colorida em que retrata a aristocracia e membros do alto clero, e outra negra em que seu espírito crítico se aguça no contexto histórico espanhol.

Suas obras estão concentradas no maravilhoso Museu do Prado.

O filme conta com Natalie Portman e Javier Bardem. Imperdível!

 

Sinopse: Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.

 

 

 

Por Anna Barros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s