Poltrona Alternativa #5: A Hora e Vez de Augusto Matraga – O Filme

Poltrona Alternativa #5: A Hora e Vez de Augusto Matraga – O Filme

2016-04-02-22-18-20-1922167289Uma belíssima produção nacional de 2011 que nos brinda por ser baseada num belíssimo  conto de Guimarães Rosa.

Para os desavisados de plantão,  este conto está contido no livro Sagarana e é solicitado em muitos vestibulares por ai.

Guimarães Rosa fez parte do movimento modernista em sua última fase. Trouxe em Sagarana o regionalismo mineiro com todo o seu ritmo de linguagem (ele era um poliglota apaixonado pelo estudo da língua,  vivia fazendo anotações e utilizando de neologismos tomou a  liberdade  de criar palavras e expressões).

Temos a representação de Sagarana em sua totalidade neste conto. O autor traz toda uma representação mistica, metafísica da mudança do carrasco Augusto Esteves, temido por todos por seu temperamento forte e seus vícios de jogos, bebedeiras e mulheres.

Outro elemento característico no livro são as emboscadas. Nhô Augusto cai em uma e tem sua vida em risco quando despacha esposa e filha para o Morro Azul e fica em suas terras  para aproveitar mais de seua vícios.

É salvo por um casal temente que lhe ensina o caminho da redenção e penitência.  Ele busca este caminho e segue a risca estes novos pais que Deus lhe enviou.

Augusto espera ancioso por sua hora e vez. Sente-se tentado em muitos momentos a voltar à sua antiga vida. Daí a representação do divino que muda sua vida mantendo-o sempre em um caminho reto e justo.

Sua morte é previsível porém honrada.
Temos uma produção de cinema que faz o seu papel frente a um conto de suma importância como este de Guimarães Rosa (além de uma trilha sonora que emociona a todos).

Um livro que tenho por meta ler em sua totalidade,  mas que já me encantou com seu conto final.

Boa leitura! !

Arita Souza

2016-04-02-22-18-20-1922167289

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s