Poltrona Cabine: Maravilhoso Bocaccio/Lívia Lima

Poltrona Cabine: Maravilhoso Bocaccio/Lívia Lima

images

Bucólico, romântico, sonhador.

Maravilhoso Bocaccio relata, com sensibilidade ímpar, a história de 7 mulheres e 3 homens que buscam refúgio em uma casa de campo, próximo a cidade de Florença, que está sendo devastada e devorada pela peste negra, no século XIV. Em uma tentativa de sobrevivência, os jovens contam uns com os outros e criam entre si o passatempo de partilhar histórias; histórias distintas mas que tem em comum uma única característica: todas falam sobre o amor.

O longa é uma obra de arte estética: possui uma atenção e importância singular aos detalhes, fotografia impecável e paisagens que remetem exatamente a idéia que se tem da Europa na época retratada, não só pelos panoramas geográficos verdes e extensos, mas também pelas construções presentes, que agregam muito valor a esse quesito.

Em contrapartida, apesar do trabalho visual impecável, as atuações não carregam a preocupação de se assimilar a realidade. Tanto o trabalho dos atores principais quanto dos personagens das histórias contadas são extremamente teatrais e parece que essa foi exatamente a intenção.

O humor se faz presente de forma simples e direta, acrescentando muito aos contos e tornando o filme leve e divertido de uma forma bem sutil.

O filme dos irmãos Taviani parece querer reforçar o poder do amor, mostrando que, por mais que a doença aflija os personagens, existe algo que resgata as forças e a esperança que ainda possa existir. A sobrevivência dos jovens, além de física, é emocional.

As histórias contadas falam também de traição, de amizade, de vingança, de religião, mas o elemento principal e, talvez, mais forte que todos os outros, é o amor.

A obra em sua essência, é simples. Não pode se esperar uma incrível surpresa ou reviravolta, mas é possível entender porque o longa conquistou a Palma de Ouro no festival de Cannes. É uma viagem no tempo: cores, cheiros, odores, texturas e sentimentos parecem saltar à tela e proporcionam, de fato, uma viagem digna do termo ‘sinestesia’.
De maravilhoso, não só o título: também a experiência.

Cotação Poltrona de Cinema: 3,5

Anúncios

2 comentários sobre “Poltrona Cabine: Maravilhoso Bocaccio/Lívia Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s