Panorama do Festival de Cannes que começa dia 11

Panorama do Festival de Cannes que começa dia 11

the-bfgSegundo a revista Vanity e seu crítico de cinema, Guy Lodge, os festivais que antecedem o Oscar são muito propagados como o de Veneza, Telluride e Toronto. O Festival de Veneza em especial premiou os últimos ganhadores de Melhor Filme no Oscar: Birdman e Spotlight em uma trajetória europeia calma, o que não acontece no outro lado da ponte.

Felizmente situado nos últimos dias de Primavera, o Festival de Cannes mantém uma distância respeitável da mania americana de premiações. É um festival que corre por fora do americano, como se premiasse os outsiders. Assim é o Festival de Cannes que assim como já premiou com a Palma de Ouro O Pianista e Amor, também já premiou Azul é a Cor mais Quente, Winter Sleep e 4 meses, 3 semanas e 2 dias.

Cannes, assim como Sundance, colocam as pessoas de olho nas possibilidades do que pode vir a ser premiado no Oscar no ano seguinte. É quando algum barulho pode se transformar em ruído.

Ninguém apontava O Artista como favorito ao Oscar, quando charmosamente despontou na Croisette em maio de 2011. A Árvore da Vida foi um amplo favorito à Palma de Ouro de 2011, mas alguns o acharam esotérico demais para uma nominação para o Oscar. Quando Mad Max cruzou o Festival de Cannes, ninguém imaginaria que seria o grande vencedor do Oscar 2016.

Competindo com Julianne Moore e Rooney Mara está Marion Coitlard que já tem seu Oscar e pode ser a Susan Lucci da Croisette. Apesar de performances estelares como O imigrante, Dois dias, uma noite e Macbeth, ela tem que ganhar a sua palma em algum momento. Pode ter chegado a hora.Há possibilidade também de Kristen Stewart dominar a Croisette. Além de estar no novo filme de Woody Allen, ela está competindo com Personal Shopper e a expectativa é alta nesse filme de Assayas. Ela já foi bem em Acima das Nuvens, que a destacou fazendo até  que ganhasse o César, o Oscar francês, de Melhor Atriz Coadjuvante.

Dos 21 diretores que competem, apenas três estiveram no pódio do Oscar como Almodóvar com Julieta,  Asghar Farhadi (retornando ao set iraniano de “Separação” com “The Salesman”) e Andrea Arnold com “American Honey”. Woody Allen e seu Cafe Society não competem, mas ele já havia trazido o seu Meia-Noite em Paris para o Festival de Cannes e fez muito sucesso.

Steven Spielberg e Sean Penn estão brigando com seus filmes. Spielberg tem seu filme BFG com seu novo queridinho e ganhador do Oscar Mark Relynce e Penn inclusive atuou ao lado de sua ex-namorada Charlize Theron no drama político The Last Face, que vai atrair mais fofoca que a atenção dos críticos, apesar de estar numa lista A de prováveis ganhadores.

Vamos ver o que vai acontecer em doze dias de festival.

Há quatro filmes brasileiros na disputa. Kleber Mendonça Filho é o que mais se destaca entre eles. Ele dirige Aquarius.

 

Por Anna Barros

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s