Poltrona Cabine: Janis: Little Girl Blue/Lívia Lima

Poltrona Cabine: Janis: Little Girl Blue/Lívia Lima

Intenso, assim como Janis. Desmitificador, como deve ser.

download

Porque quando se pensa em Janis Joplin, se pensa no senso comum preconceituoso que a resume a ‘drogas, sexo e rock n’ roll’. Joplin era isso e muito mais. O longa retrata com fidelidade e carinho quem foi a mulher que mudou pra sempre o curso do destino da música. A mulher que pisou em terreno desconhecido e hasteou a bandeira em um lugar que, até então, era majoritariamente constituido por homens.

O trabalho de pesquisa para a realização do filme foi feito com extremo cuidado e qualidade, relembrando que Janis era muito mais que o conceito de uma musicista que gostava de drogas e de sucesso. Janis era talentosa, se importava com sua família e era uma mulher extremamente forte, apesar de seu eterno blues residente na alma.

O longa conta com depoimentos de seus irmãos, ex-amantes, amigos e parceiros de banda (quem poderia conhece-la melhor?) e cria toda uma atmosfera de intimidade e calor em torno da figura que era Janis Joplin.

O filme é lindo, emocionante, afetuoso e nostálgico. Traz de volta, por mais de uma hora, o sentimento dos anos dourados do folk, do country e do blues, além de contar a história da musa.

A escolha das imagens e dos vídeos extraídos de arquivos pessoais foi um exemplo de bom trabalho. Acompanhados das músicas incríveis da cantora, não tem como não sair do filme se sentindo um pouco íntimo de Janis Joplin, mesmo sem a conhecer.

Ela mudou o mundo da música e também criou um espaço totalmente novo para as mulheres, em um universo que não reservava muito às artistas femininas. Exemplo de empoderamento. Um bom filme, bem produzido e, perceptivelmente, feito com amor. Vale cada centavo e minuto gasto.

Sobre a artista, levo uma certeza: Janis só queria ser amada. Conseguiu. E mereceu.

Cotação Poltrona de Cinema: 4 Poltronas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s