Festival de Gramado: “Elis” e “Roubo da Taça” se destacam na abertura

Festival de Gramado: “Elis” e “Roubo da Taça” se destacam na abertura

maxresdefaultA primeira noite do 44º Festival de Cinema de Gramado apresentou os dois primeiros filmes da mostra competitiva e considerados os mais aguardados desta edição: “O Roubo da Taça”, de Caíto Ortiz, e “Elis”, de Hugo Prata.

O primeiro retratou um dos episódios mais bombásticos dos anos 1980, o roubo da Taça Jules Rimet da sede da CBF em 1983, com o cineasta Caíto Ortiz realizando um retrato divertido da malandragem carioca sem heróis ou vilões, e o longa contou com a ótima atuação de Paulo Tienfenthaler.

O segundo longa-metragem trouxe um grande panorama da carreira de Elis Regina, de sua adolescência até a morte. A interpretação da eterna Pimentinha ficou por conta de Andreia Horta, que se esforçou para captar todas as expressões e gestos, e o filme também contou com as atuações de Julio Andrade e Caco Ciocler. A relação de Elis com a ditadura militar, bem como o uso das drogas também foram abordados, mas de maneira branda para não entrar em polêmicas, porém o filme foi bem recebido e ovacionado pelo público após sua exibição.

Quanto a curta-metragens, o festival mostrou o projeto coletivo “Black Out” e a comédia “Aqueles Cinco Segundos”. Este retrata um casal (Gabriel Godoy e Luciana Paes) que conversa em um quarto de motel e relembra o início de relacionamento entre eles, mas percebem algumas lacunas, como a ausência do primeiro beijo. Já aquele ilustra a falta de recursos, como o da energia elétrica nos quilombos do nordeste brasileiro.

Marcado na primeira noite pelas premiações da atriz Sônia Braga, estrela de “Aquarius”, com o troféu Oscarito por sua trajetória no cinema, bem como o ator Tony Ramos, agraciado com o troféu Cidade de Gramado, o 44º Festival de Cinema de Gramado vai até o dia 03 de setembro de 2016.

Por: Cesar Augusto Mota

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s