TOP 5 FILMES BRASILEIROS QUE MERECIAM SER INDICADOS AO OSCAR

TOP 5 FILMES BRASILEIROS QUE MERECIAM SER INDICADOS AO OSCAR

Salve galera.

oscar-lgbt.jpg

Semana passada foi divulgado que o filme O Pequeno Segredo, de David Schurmman, foi indicado pelo Ministério da Cultura como o representante brasileiro para a pré-lista de filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

cartaz-pequenos-segredos

O filme conta a história da família Schurmann e da menina que foi adotada por eles mesmo sendo HIV positiva e que infelizmente morreu adolescente. O elenco conta com nomes de peso como Júlia Lemmertz, Marcello Antony e Maria Flor. Agora temos que esperar até o dia 17 de janeiro de 2017 para conhecermos a lista final com os indicados ao prêmio.

A indicação de O Pequeno Segredo foi surpreendente, uma vez que o favorito para a indicação do MinC era Aquarius, de Kleber Mendonça Filho e com Sônia Braga no elenco.

241687.jpg

 

Vale aqui uma ressalva: eu ainda não assisti aos dois filmes então não sei se a escolha foi justa ou não.

Então hoje quero falar dos filmes que chegaram a pré-lista, mas não foram indicados ao Prêmio da Academia.

Por isso segue meu Top 5 Filmes Brasileiros que Mereciam Ser Indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

5- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.jpg

Além de uma história emocionante, que mistura a realidade brasileira de 1970, o filme também é uma obra sobre a amizade de uma criança e um velho que são extremamente diferentes.

É sem dúvida um dos melhores filmes de Cao Hamburger.

Vale também uma observação: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias foi o filme indicado pelo MinC em 2008 para representar o Brasil, ficando em 9º lugar entre os mais votados. Porém somente são indicados na festa os 5 primeiros. Outro detalhe é que a escolha deste filme surpreendeu muito a crítica, pois todos apostavam em Tropa de Elite, de José Padilha, para ser o filme brasileiro em 2008.

 

4- Bye Bye Brasil

Bye Bye Brasil.jpg

O melhor filme de Cacá Diegues foi o filme escolhido para ser o representante brasileiro em 1980.

Além de um elenco com grandes nomes, como José Wilker, Bety Faria e Marieta Severo, a história do filme é cativante.

Mesmo sendo uma promoção com quase 30 anos, ainda vale a pena ser assistido hoje.

 

3- Carandiru

carandiru_ver2_xlg.jpg

Hector Babenco dirigiu esta produção que foi escolhida em 2004 para a pré-lista do Oscar.

Além de mostrar o ponto de vista dos presos sobre o Massacre na Casa de Detenção, em São Paulo, o filme conta também as histórias dos presos e do convívio tenso entre eles e os guardas da cadeia.

 

2- Cidade de Deus

428546.jpg

O filme que mudou a estrutura do cinema nacional e também talvez uma das produções mais importantes do Brasil, Cidade de Deus levou para as telas a realidade violenta e sem “maquiagens” das favelas cariocas.

A direção de Fernando Meirelles foi impecável e o elenco, misturando nomes de peso com pessoas que vivem nas comunidades do Rio de Janeiro.

Apesar de não ter sido indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2002, Cidade de Deus recebeu outras 4 indicações: melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

 

1- Tropa de Elite 2

tropa_de_elite_2_01.jpg

A sequência do maior sucesso do cinema nacional, Tropa de Elite 2 trata mais sobre política do que o filme o primeiro filme. Mas mesmo assim o filme é tapa na cara.

Vale lembrar que o filme deveria ter sido o indicado brasileiro em 2011, mas curiosamente o filme indicado pelo MinC foi Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto.

A não indicação em 2011 de Tropa de Elite 2 se deve a problemas que o filme teve para ser lançado em 2010. Inclusive surgiu um boato que devida a forte crítica que é feita ao governo, o filme de José Padilha não conseguiu ser lançado antes da eleição presidencial de 2010.

E somente após a eleição ele conseguiu estrear nos cinemas brasileiros, tirando assim a possibilidade de ser indicado para o Oscar em 2011, deixando o caminho livre para a cinebiografia do ex-presidente brasileiro.

@guimaraesedu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s