Festival de Curtas no Rio chega à sua 26 ª Edição

Festival de Curtas no Rio chega à sua 26 ª Edição

curtaO Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Festival Curta Cinema – chega a sua 26ª edição trazendo para o público carioca cerca de 190 filmes distribuídos em 14 mostras. Entre 3 e 9 de novembro, o Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, Oi Futuro Ipanema e Cinemaison vão receber 190 produções nacionais e internacionais de 39 países como Argentina, Costa Rica, Colômbia, Chile, Holanda, Itália, México, Azerbaijão, França e Georgia.

Patrocinado pela Petrobras, pela Oi, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, pela RioFilme e pelo Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o Festival Curta Cinema vai traçar um panorama da nova produção nacional e internacional em curta-metragem. Além das tradicionais mostras competitivas, que qualificam seus grandes prêmios para uma vaga ao Oscar; o Panorama Carioca e o Panorama Latino-Americano voltam nessa edição, este último expandido e contando agora com a participação de filmes brasileiros.

Retratos político-afetivos transformadores do nosso meio, as relações humanas no mundo do trabalho, os processos de formação das individualidades, a substituição do debate político pela propaganda: estes são alguns dos temas que norteiam nossas nove mostras temáticas e programas especiais. Pela primeira vez, a maioria destes programas são compostos por filmes nacionais e estrangeiros, reforçando o diálogo multicultural entre diferentes perspectivas. Haverá ainda várias atividades paralelas como: o Júri Jovem, o Laboratório de Projetos de Curta-Metragem, o Workshop de Direção e os Debates Temáticos sobre a programação.

– O Curta Cinema é um festival consolidado e muito importante dentro do calendário cultural da cidade e do país, pois é referência internacional na difusão do curta-metragem como formato propulsor de novas linguagens e de jovens profissionais. O festival se consolidou porque sempre manteve seu objetivo inicial, que é proporcionar ao público carioca um amplo panorama do que está sendo feito em todo o mundo. Não estamos preocupados somente em difundir obras inéditas, mas em ressaltar a diversidade e a vitalidade do curta-metragem. Nosso trabalho é manter esta janela de exibição para um formato que ainda encontra pouco espaço dentro da indústria do audiovisual, mesmo sendo o celeiro para o desenvolvimento do setor, ressalta Ailton Franco, diretor do evento.

ABERTURA/ENCERRAMENTO
Alfredinho – DIR. Vitor Souza Lima, Marcelo Santos e Venâncio Batalhone. 2015. RJ. – 17min
ExPerimetral – DIR. Daniel Santos. 2015. RJ. – 9min
Ferroada – DIR. Bruno Mello e Adriana Barbosa. 2016. SP. – 25min
Metube 2 – August Sings Carmina Burana – DIR. Daniel Moshel. 2016. Áustria. – 15min
Tarikat – DIR. Jasmijn Schrofer. 2015. Holanda. – 17min
West Empire – DIR. Mathieu Le Lay. 2015. França. – 26min
Regeneração– DIR. Humberto Carrão. 2016. RJ. – 17min (encerramento)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s