Poltrona Alternativa: Versos de um Crime

Poltrona Alternativa: Versos de um Crime

killyour1Polêmico por sua essência, com cenas de sexo gay entre outras contradições, este filme  é um drama baseado na vida do poeta Allen Ginsberg. Na trama,  seu personagem vem de uma série de conflitos familiares. Ele consegue uma vaga na Universidade de Columbia e se frustra com o que lhe é apresentado como conteúdo por lá e o modo “engessada” de ensino.

Allen conhece Lucien, um estudante que contradiz a tudo e a todos. Ele lhe apresenta a contracultura da época. Forma-se um triângulo de mistério, morte e romance quando David Kammerer, um homem na faixa dos 30 anos,  apaixonado por Lucien, é encontrado morto. Allen, Lucien  e seus tornam-se os principais suspeitos, pois além da motivação para o crime, são suspeitos de serem os criadores do movimento Beatinik.

“Os corpos quentes
brilham juntos
na ecuridão,
a mão se move
para o centro
da carne ,
a pele treme
na felicidade
e a alma sobe
feliz até o olho”.

(Allen Ginsberg)

allen-ginsberg-224x300Nascido no dia três de junho de 1926 em Newwark, Nova Jersey, Irwin Allen Ginsberg foi um poeta beat que ficou conhecido pelas loucuras cometidas junto a seus companheiros inseparáveis: Jack Kerouac e William Burroughs. Seu livro mais aclamado e conhecido no mundo todo foi “Howl”, obra poética lançada em 1956. Ginsberg, junto a Corso, Ferlinghetti, Snyder, entre outros poetas loucos, iniciou uma revolução nos valores literários, costumes e linguagem na década de 50. O trabalho dele e dos autores citados acima ecoou na contracultura e nas rebeliões feitas pelos jovens das décadas de 60 e 70.

O poeta beat passou por uma infância complicada. Tímido e acuado, era dominado pela paranóia de sua mãe, que acreditava que havia uma conspiração mundial contra ela. Descobriu a poesia ainda na escola, mas após ingressar na Universidade de Columbia, conheceu diversos artistas delinquentes obcecados por drogas, sexo e literatura, combinação que acabou por definir as obras da maioria dos autores beatniks.

Obs: Você poderá encontrar este filme no catálogo da Netflix

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s