Poltrona Alternativa: Janela Indiscreta – 1955

Poltrona Alternativa: Janela Indiscreta – 1955

janela-indiscretaOlá amigos cinéfilos! Feliz 2017 para todos vocês.
Iniciei minha busca por dicas alternativas de filmes com um clássico que caiu em minha telinha nesse primeiro de janeiro pelo bom e velho telecine Cult e que deve ser relembrado sempre. Sabe aquele momento gostoso de descanso, próximo a janela, onde podemos acompanhar o movimento da rua e bater aquele papo com os vizinhos?
Sim!! Este a premissa deste filme. Uma janela, um homem de perna quebrada que acompanha o movimento da vizinhança e que desconfia que ali ocorreu um assassinato.

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Janela Indiscreta é voyeurismo puro. O diretor deixa clara a nossa participação na posição de observadores silenciosos ao nos colocar sobre os ombros de outro observador, o fotógrafo trotamundos L.B. ‘Jeff’ Jefferies (James Steward), preso a uma cadeira em razão de um acidente de profissão que vitimou sua perna, deixando-a temporariamente imobilizada. Inquieto, Jeff está desesperado para sair de sua prisão e passa os dias observando seus vizinhos, ávido por notícias, momentos únicos que ele é tão acostumado a captar com suas lentes.

E quem procura acha, pois Jeff  passa a desconfiar que um vizinho teria assassinado a esposa. Ele não tem provas, mas seu faro diz que há algo errado e passa a focar na vida desse homem. Nessa tarefa, ele é ajudado com suas duas principais comunicações com o exterior: a enfermeira sem papas na língua Stella (Thelma Ritter) e sua dedicada namorada Lisa (Grace Kelly).

Fica a dica para vocês  de um filme agradável, com um esquema excepcional de corte e direção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s