Maratona Oscar: Lion/Paula Hermógenes

Maratona Oscar: Lion/Paula Hermógenes

lion-filmeLion – uma maravilhosa surpresa
Sabe aquele filme que a gente vai assistir porque ouviu falar muito bem e porque concorre ao premio principal do Oscar, Globo de Ouro, SAG, BAFTA, etc. mas com o qual nao se identifica realmente?  Assim foi com Lion. Ouvi muitos elogios a mais uma historia passada na india com flashbacks a la Slumdog Millionnaire. E de quebra reciclaram o mesmo ator…
Era isso que eu imaginava.  E estava enganada.
Na primeira parte do filme, acompanhamos a infancia do personagem central, Saroo (Sheru – ou Lion) interpretado magistralmente pelo pequeno Sunny Pawar.  A sequencia prende a atencao do expectador ao retratar as dificuldades e perigos enfrentados por uma crianca perdida em uma megalopole indiana.  Dada a delicadeza e o equilibrio entre drama, comedia e suspense empregados,  eh quase impossivel nao passar a torcer por Saroo.   Mas esta etapa tambem eh fundamental para entender a necessidade que o personagem tem, em sua fase adulta, de encontrar suas origens, sua primeira familia. 
A fase adulta retrata com maestria os conflitos de um jovem em seus vinte-e-poucos anos, indiano, agora vivido por Dev Patel (sim, o adolescente de slumdog millionaire) que teve a sorte de crescer num lar privilegiado e amoroso com seus pais adotivos australianos. Mas sua vida tao pouco eh um conto de fadas perfeito.  Sua mãe, vivida por Nicole Kidman, numa das cenas mais bonitas e comoventes em anos, explica que poderia ter tido filhos biológicos, mas optou por adotar Saroo e seu irmão por considerar que o mundo já tinha crianças demais precisando de um lar.  Uma mulher a frente de seu tempo, que passou a vida enfrentando dificuldades ao lidar com seu outro filho adotivo acometido por diversos transtornos.  Ao perceber finalmente que a angustia pela qual passa Saroo e que sua busca em nada afetaria seu amor, incentiva o filho a investigar seu passado.
De uma forma geral, a fotografia impressiona, o roteiro eh emocionante e todos os atores-chave estao muito be mem seus papeis.  O filme desperta emocoes fortes em quem acompanha esta verdadeira saga e historia real de amor, perseveranca e…reencontros. 
O final do filme (sem criar spoilers) é de arrepiar de tao emocionante. Só de lembrar dos personagens reais, que Sheru existe e viveu tudo aquilo, percebo o quanto devo ser grata por tudo que vivi até agora.
Lion é uma linda lição de vida.   Se não assistiram, assistam!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s