As heroínas das suas próprias histórias

As heroínas das suas próprias histórias

AS HEROÍNAS DAS SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS

Quando falamos de heroínas, a nossa principal referência talvez sejam as histórias animadas com protagonistas que voam e têm superpoderes, mas, além destas personagens, devemos falar das heroínas que estão ao nosso lado e com as quais, inclusive, convivemos dia a dia, as que chamamos de mãe, esposa, amiga, irmã, mulher.

Foi graças a mulheres heroínas como Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, Soror Juana Inés de la Cruz, Clara Zetkin ou Rosario Castellanos que isso mudou. No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher, um dia que nos ajuda a refletir sobre os avanços conquistados, nos convida a defender mais mudanças e a celebrar a valentia e a determinação de mulheres que desempenharam um papel-chave na história dos seus países e comunidades, lutando pelo reconhecimento da igualdade de oportunidades e pela igualdade de direitos entre mulheres e homens.

Com dramas da vida real ou histórias de ficção, as séries de televisão retratam em seus personagens femininos características dessas grandes mulheres. Como reconhecimento e homenagem a todas elas, apresentamos os personagens femininos da HBO que se transformaram em heroínas graças às suas próprias histórias, demonstrando que o espírito de luta e a alma combativa também vivem na tela.

Hannah Horvath

Desde 2012, Lena Dunham se consolidou como um ícone feminista para as mulheres mais jovens. Girls, a série criada e protagonizada por ela, conta a história de quatro amigas que lutam por uma vida digna. A personagem de Hannah Horvath nos ensina que não é preciso ter um corpo de passarela para se sentir, e ser, uma mulher inteligente, trabalhadora e divertida.

Atualmente está sendo exibida a sexta e última temporada desta grande série, e você pode reviver todas as temporadas na HBO GO.

Selina Meyer

Nesta série de comédia política, Julia Louis-Dreyfus interpreta Selina Meyer, uma vice-presidente peculiar que ao longo da série, e depois de vencer muitos obstáculos, se torna presidente dos Estados Unidos. Veep é sem dúvida um reflexo do poder que as mulheres estão conquistando na política e no mundo. Por sua interpretação de Selina Meyer, Julia recebeu vários prêmios Emmy® de Melhor Atriz de Comédia.

Em 16 de abril estreia a nova temporada de Veep, que com certeza nos divertirá e nos ensinará muito com a sua protagonista.

Dolores Abernathy

Como vimos em Westworld, a trama aborda a “vida” de diversos androides e uma série de histórias que os visitantes do parque, habitado também por estes robôs, podem mudar como bem quiserem. Evan Rachel Wood interpreta Dolores, a robô mais antiga neste mundo peculiar. Ela está programada para ser gentil, feliz e otimista, mas, aos poucos, se rebelará contra o sistema para assumir o poder sobre o próprio corpo e as suas decisões.

Issa Rae

Issa Rae é protagonista e cocriadora da série de comédia melodramática Insecure, que narra o dia a dia na vida de uma mulher negra que precisa enfrentar diariamente os estereótipos de uma sociedade machista e cheia de preconceitos, deixando claro porque ela é considerada uma verdadeira heroína. Esta série mostra situações da vida diária com uma perspectiva feminina e feminista.

Karin

Quando você percebe que as suas expectativas de crescimento profissional não estão se concretizando como o esperado, a única saída é fazer uma revolução. É o que nos ensina Karin, personagem com um coração enorme interpretada por Rafaela Mandelli na série O Negócio. Ao ver que a sua profissão, a mais antiga do mundo, precisa de uma sacudida, ela decide aplicar modernas estratégias de marketing no mundo das acompanhantes de luxo e acaba se transformando em uma verdadeira mulher de negócios.

Erika Duarte

Esta personagem da série Sr. Ávila, interpretada por Ilse Salas, é outra prova de como as mulheres estão conquistando espaço em áreas que antes eram consideradas exclusivas dos homens. Ilse interpreta Erika Duarte, uma mulher corajosa e tenaz que trabalha como detetive, uma atividade considerada masculina durante muitos anos. Apesar de a personagem de Erika não ter permanecido muito tempo na série, foi o suficiente para deixar uma marca importante na vida do Sr. Ávila, e nos provou que as mulheres podem enfrentar qualquer desafio que apareça pela frente.

Daenerys Targaryen

Herdeira dos traços típicos da casa Targaryen, a linda e loira Daenerys é dona de uma personalidade retraída. Com o tempo, a personagem interpretada por Emilia Clarke na série Game of Thrones vai tomando consciência do seu cargo e das suas responsabilidades como líder. A garota que ela era dá lugar a uma mulher decidida, audaciosa e valente, características típicas de uma guerreira, de uma rainha e heroína.

Celeste Wright

Nicole Kidman dá vida à personagem Celeste em Big Little Lies, série baseada no livro homônimo. Por meio de situações realmente complexas, ela nos mostra como a idealização do casamento, as amizades, o sexo e as relações familiares levam muitas mulheres a hipervalorizar várias atitudes a fim de se encaixarem em uma sociedade que se recusa a abrir os olhos e a reconhecer que nem tudo é tão perfeito como parece. Acompanhe esta série do início ao fim e descubra como Celeste vai se transformando na heroína de sua própria história.

O mundo está mudando e as mulheres, heroínas que lutam dia a dia para gerar essas mudanças em busca de um mundo melhor, tanto para elas como para os homens, procuram estabelecer uma equidade de gênero em que um não seja superior ao outro, uma das máximas do movimento feminista.

 

Você pode ver estas séries e conhecer melhor estas super-heroínas por meio da plataforma de entretenimento digital HBO GO.

A HBO GO oferece um catálogo variado de filmes, documentários, séries e especiais para todos os gostos, a qualquer hora, em qualquer lugar. Os assinantes das operadoras participantes podem acessar todo o conteúdo no site www.hbogo.com.br. O aplicativo pode ser baixado em celulares e tablets com sistema operacional iOS 7.1 ou superior (iPad, iPhone, iPod Touch), celulares e tablets Android 4.0 ou superior e no Xbox360 (para usuários do Xbox Live).

 

Feliz Dia Internacional da Mulher!!

 

Por Anna Barros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s