CCBB realiza mostra com grandes sucessos de Michelangelo Antonioni

CCBB realiza mostra com grandes sucessos de Michelangelo Antonioni

Michelangelo Antonioni, um dos grandes nomes do cinema europeu e mundial, receberá homenagens por seus trabalhos como diretor e roteirista. O cineasta italiano, falecido há 10 anos, será tema da mostra ‘Aventura Antonioni’, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil.

O evento será realizado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, entre 26 de abril e 22 de maio nas duas primeiras cidades, e entre 3 e 29 de maio na capital federal. Trinta e quatro filmes do cineasta italiano serão projetados no formato digital e em 35 mm, com grandes clássicos inclusos, como ‘A Aventura’, ‘A Noite e O Eclipse’, ‘Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida’, ‘Blow-Up – Depois Daquele Beijo’ e ‘Profissão: Repórter’.

Além desses grandes sucessos citados, serão também apresentados filmes como ‘Abismo de Um Sonho’, de Federico Fellini, e ‘Um Piloto Retorna’, de Roberto Rossellini, nos quais Antonioni foi roteirista. Serão também exibidos documentários e curtas sobre a trajetória de Antonioni, alguns filmados por sua esposa, Enrica Antonioni.

Em comunicado à imprensa, o curador do evento, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, avaliou o trabalho de Antonioni e destacou sua importância para a sétima arte. “Antonioni manipula as bordas mais silenciosas e indiretas da estrutura cinematográfica, tão discretamente que seus enigmas existenciais são sentidos antes que possam ser intelectualizados. O espaço negativo é tão proeminente quanto o positivo, o silêncio tão alto como o ruído, a ausência tão palpável como presença, e a passividade uma força tão potente como a ação direta. Transgredindo as leis cinematográficas não ditas, Antonioni se concentra em protagonistas femininas, mas se recusa a sentimentalizá-las ou a julgá-las moralmente, e as coloca em pé de igualdade com os outros elementos dentro do seu sistema dinâmico total, como sons ou elementos do set”.

A mostra ‘Aventura Antonioni’ terá sessões diárias, exceto às terças-feiras. Os ingressos para o evento custarão R$ 10, com direito à meia-entrada. A programação completa do evento você confere aqui.

Por: Cesar Augusto Mota

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s