Poltrona Cabine: O Dia do Atentado/ Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: O Dia do Atentado/ Cesar Augusto Mota

Bombas, sangue, desespero e muita dor. Quem for assistir a “O Dia do Atentado”, do diretor Peter Berg, vai perceber que se trata de uma produção que quer muito mais que ilustrar o segundo maior atentado terrorista que abalou os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001. A tragédia que ocorreu na Maratona de Boston, em 15 de abril de 2013, deixou 3 mortos e 264 feridos, muitas famílias dilaceradas e profundas marcas em Massachussets. Um acontecimento triste e fielmente retratado nesta produção, que analisaremos a seguir.

Tudo parecia que seria mais um dia alegre e de celebração do Dia do Patriota nos Estados Unidos, com muitas famílias próximas ao percurso, outras em bares e restaurantes para conferir tudo pela televisão, e muitas crianças curtindo com seus pais um grande acontecimento do esporte e da cidade. Mas, em questões de segundos, um bonito cenário se transformou em tragédia, provocada pelos irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, dois terroristas e devotos da causa islâmica que fabricaram bombas caseiras com o auxílio de panelas de pressão. Os bastidores da busca pelo paradeiro dos dois, bem como o atendimento aos feridos são apresentados de uma forma impactante e também sensível, além do ambiente familiar do policial Tommy Saunders (Mark Wahlberg), responsável por patrulhar a área VIP da maratona.

A forma como Peter Berg escolheu para retratar a história é precisa e acertada, não apenas o atentado ocorrido em Boston é o foco da narrativa, são também apresentados os bastidores de preparação do evento, as famílias antes da maratona acontecer, bem como a rotina dos terroristas, a preparação das bombas, e a comunicação com outros parceiros e familiares antes do dia D. Após a tragédia, o drama de cada vítima e família são ilustrados com o posicionamento da câmera em modo vertical e bem próximos aos rostos, trazendo mais dramaticidade e comoção.

Nota-se um roteiro bem estruturado e uma história harmônica, com o uso de tomadas aéreas e caracteres na tela com data e número de horas após o atentado, tudo para situar o espectador e prepará-lo para as próximas cenas. A fotografia é excepcional, capaz de apresentar momentos eletrizantes, tristes, agoniantes e de muita tensão. O drama se arrasta por vários dias até que os autores do atentado, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, sejam capturados, e os recursos utilizados contribuem para que o filme não se torne monótono e arrastado.

A atuação do elenco é outro ponto alto de “O Dia do Atentado”, as ações do policial Tommy Saunders, que conhece todos os pontos de Boston com a palma da mão, são decisivas para o rumo da história e para a chegada até os criminosos, bem como o trabalho cirúrgico, preciso e frio do agente do FBI Richard Deslauries (Kevin Bacon), além da coragem e destreza do Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons).

O longa, que estreia no circuito nacional em 11 de maio, vem não só para relembrar um triste acontecimento que abalou os Estados Unidos e o mundo, como também para destacar o sentimento nacionalista do povo americano, o título em inglês já mostra isso (Patriots Day), além da tragédia ter ocorrido em meio a uma celebração, o Dia do Patriota. O sentimento de compaixão, paciência e solidariedade que tomou conta das pessoas em meio a destroços, centenas de feridos e três mortos também são destacados, o filme valoriza o amor ao próximo, além da luta do amor contra o ódio. Em meio a tantas tragédias, ainda existem pessoas que se esforçam para amenizar e melhorar o cotidiano de outras, e isso é muito bem ilustrado. Vale a pena conferir.

 

 

Por: Cesar Augusto Mota

Anúncios

Um comentário sobre “Poltrona Cabine: O Dia do Atentado/ Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s