Poltrona Resenha: Johnny Guitar/ Tom Machado

Poltrona Resenha: Johnny Guitar/ Tom Machado

Johnny Guitar

IMG_2024

Faroestes sempre foram os queridinhos do público, e Johnny Guitar (1954) não seria diferente. Além de manter todos os elementos do Western clássico, o filme traz personagens femininas fortes e independentes! Para começar, Johnny Guitar (Sterling Hayden) está longe de ser o foco deste!

Vienna (interpretada pela diva Joan Crawford), a dona de um bar no Arizona, conta com a ajuda de um velho amor, o violeiro Johnny Guitar, para enfrentar o xerife local e os capangas de sua inimiga mortal: Emma, uma fazendeira que a quer fora da cidade. Com tudo o que há de bom num cenário de velho oeste, incluindo lutas e trocas de tiros e ofensas, é um verdadeiro cult.

Confesso que nunca tinha assistido algo parecido: mesmo o título da obra sendo o nome do personagem masculino, posso dizer que esse filme é das mulheres. Vienna é a alma do negócio: brava, corajosa e colocando os mocinhos e bandidos em seus devidos lugares. Uma mulher inesquecível! E como todo protagonista tem o seu antagonista, na cidade também vive Emma (interpretada por Mercedes McCambridge) uma garota pavio curto que tem todas as cartas na manga contra Vienna e seus amigos.

Como dito acima, o filme pertence às damas. Vale a pena ser visto mesmo que seja só por Crawford ou McCambridge. Além dos divertidos personagens também conta com uma direção de arte e uma fotografia de tirar o fôlego! Um verdadeiro clássico que se tornou imortal com o passar dos anos.  Uma experiência única para os fãs do gênero!

Por Tom Machado

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s