Poltrona Cabine: D.P.A-O Filme/ Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: D.P.A-O Filme/ Cesar Augusto Mota

Uma série muito divertida, há cinco anos no ar pelo canal Gloob, agora virou filme. ‘Detetives do Prédio Azul (D.P.A)- O Filme’ mostrará os inteligentes e adoráveis Pippo (Pedro Henriques Motta), Sol (Letícia Braga) e Bento (Anderson Lima) em uma nova aventura que vai além dos corredores e da portaria do famoso edifício.

A história começa quando a síndica Leocádia (Tamara Taxman) resolve promover uma festa para reunir ex-alunos de sua escola de magia. Sem serem convidados, os três detetives decidem entrar escondidos para ver se notam algo de estranho, mas o evento é interrompido misteriosamente e o Prédio Azul amanhece com rachaduras, fruto de um feitiço. As suspeitas pairam sobre Bibi Capa Preta (Mariana Ximenes), Temporão (Ailton Graça), Mari P. (Maria Clara Gueiros), e Jaime Quadros (Otávio Müller). Uma nova jornada começa e promete muitas surpresas e reviravoltas.

A apresentação dos protagonistas com um prólogo e um pequeno enigma antes da festa de Leocádia dão a senha do que o filme pode apresentar. A junção de três crianças com diferentes personalidades, mas com uma boa química, formaram um importante núcleo da trama: Sol, a líder do grupo e de capa vermelha, Pippo, o aficionado por comida e um detetive agitado de capa verde, e Bento, de capa amarela e mais racional. Essa turma mostra que não está para brincadeira e fará de tudo para evitar a perda da sede de seu clube, o DPA.

Além dos personagens centrais, os bruxos também se sobressaem e suas interações são essenciais para a resolução do mistério em torno do Prédio Azul e o paradeiro dos quatro bens de proteção de cada um deles, bem como o quadro falante da avó Berta (Suely Franco). Na festa temos pequenas pinceladas, mas no segundo ato, quando são transformados, conhecemos as personalidades e virtudes de Bibi Capa Preta, Temporão, Mari P. e Jaime Quadros. Além deles, o terrível Homem Bagre (George Sauma) é a cereja no bolo de uma história bem divertida, com surpresas a cada cena e que fará você se interessar, tendo ou não visto antes a série. O perverso vilão não fica atrás e promete infernizar a vida de todos nessa eletrizante empreitada.

O roteiro escrito por Flávia Lins e Silva apresenta uma divisão satisfatória em quatro atos, com a apresentação da nova turma do DPA, o incidente na festa de Leocádia, a busca por pistas e seu desfecho surpreendente, além de ideias originais que suplantam a série de sucesso no Gloob. A interação das crianças fora do Prédio Azul com passeio na Kombi azul do porteiro Severino (Ronaldo Reis) e o resgate da antiga geração de detetives, Tom (Caio Manhente), Mila (Letícia Pedro) e Capim (Cauê Campos) foram a grande jogada dos produtores, pois mostra que a magia continua em alta, mesmo entre adolescentes, bem como apresenta uma história frenética e dinâmica, ao agrado do público infantojuvenil.

A direção de arte é outro destaque, com o uso de efeitos especiais como grandes raios e transformação de pessoas em animais, recursos próprios do universo infantil e capazes de causar empatia e atenção do público, não subestimando a inteligência dele. O trabalho do diretor André Pellenz consegue aliar a antiga e a nova geração de DPA, sem tirar a essência do núcleo da história, bem como a preocupação de atrair novos públicos com uma história fora do cenário que é comum na série, além de fazer claras referências a  Harry Potter e sucessos musicais dos anos 1980. Um filme de qualidade e para todos os públicos, não só para crianças e adolescentes.

Gostou? Não perca Detetives do Prédio Azul (D.P.A)- O Filme’, distribuído pela Paris Filmes, estreia nos cinemas brasileiros em 13 de julho de 2017.

 

 

Por: Cesar Augusto Mota

Anúncios

Um comentário sobre “Poltrona Cabine: D.P.A-O Filme/ Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s