Top 5: Filmes Sobre Amizade/Anna Barros

Top 5: Filmes Sobre Amizade/Anna Barros

O Dia Mundial do Amigo é 20 de julho. A data oficial é essa, por mais que Mark Zuckerberg queira mudá-la. Para celebrar a data, vamos enumerar o Top 5 de Filmes sobre Amizade que eu mais gosto e me identifico. Aceito sugestões de outros e comentários são bem-vindos. Dedico esse post a todos os meus amigos verdadeiros, dos mais antigos aos mais novos. Eles sabem, no fundo do coração, quem são.

Vamos lá à nossa lista:

5- Intocáveis

O sucesso unânime de Intocáveis nem precisava ser explicado. O longa trata de um tema triste, com uma abordagem tão leve e divertida, que é impossível não gostar. Os amigos aqui são Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy), mas essa é uma amizade improvável desde o início e essa é a graça da história. Philippe é um milionário careta e tratado como um pedaço frágil de vidro por sua condição médica, ele está à procura de um enfermeiro e o contratado é o senegalês Driss, um homem pobre e que só quer aproveitar o melhor da vida. Philippe o contrata por sua inexperiência no serviço e por sua espontaneidade.Os dois homens ultrapassam a relação profissional e se tornam grandes amigos, com Philippe oferecendo a Driss uma vida financeiramente mais estável e Driss, a seu chefe e amigo, a oportunidade de viver aventuras que ele jamais teria vivido com um enfermeiro regular. O filme é divertido. Philippe descobre o valor de uma verdadeira amizade e acaba redescobrindo o amor.

 

4-  Cinema Paradiso

Um filme que representa a amizade de duas formas: amizade ao cinema e amizade entre duas pessoas. A amizade ao cinema é representada mais na forma de uma paixão pela sétima arte, o que faz do filme uma verdadeira homenagem. É um dos filmes mais puros e mais lindos que eu já vi.  Já a amizade entre duas pessoas, fica a cargo de  Salvatore di Vitto, conhecido como Toto, e Alfredo, o projetista de um cinema que Toto costumava ir, inclusive é onde os dois se conhecem. À princípio, aquela amizade não deu muito certo, especialmente pela diferença de idade entre os dois. Toto era apenas um menino ainda e Alfredo já era mais velho e ranzinza (apesar de possuir um enorme coração). O tempo passa e Toto começa a trabalhar no cinema. Uma tragédia ocorre no local e a vida do menino é salva pelo projetista, que acaba ficando cego no acidente. Anos mais tarde, Toto torna-se um cineasta e decide fazer uma homenagem ao seu grande amigo Alfredo. O filme é por si só emocionante e se torna ainda mais encantador pela amizade entre os dois personagens. Para ver e rever e se debulhar em lágrimas. O filme é uma ode ao que há de mais encantador no cinema.

 

3- Thelma e Louise

Se um filme pode ser dado como o start de empoderamento esse filme se chama Thelma e Louise, Dirigido por Ridley Scott, Thelma e Louise (personagens vividas por Geena Davis e Susan Sarandon) encanta ao mostrar uma relação entre duas mulheres que é mais que amizade, é uma cumplicidade, onde uma defenderia a outra como se estivesse defendendo a si mesma. Na história, elas cometem um crime e acabam fugindo. Essa fuga é uma jornada de renascimento e autodescoberta, uma vez que as duas mulheres assumem de volta as rédeas de suas vidas, e nada melhor para isso do que o apoio de uma grande amiga. O fim é trágico, mas você não consegue realmente ver outro final para a história de amizade dessas duas mulheres mais que empoderadas.

 

2-  Os Goonies

Um clássico da sessão da tarde que deve deixar muita gente nostálgica por ai é um dos filmes mais marcantes do chamado Anos 80,  Os Goonies. Na trama, um grupo de crianças encontra um mapa do tesouro em um sótão, o que os faz sair em busca do tesouro de Willy Caolho. Contudo, eles jamais imaginavam que teriam de se unir, como verdadeiros amigos, para completar aquela incrível e perigosa jornada. É a amizade com gostinho de infância! E essa amizade é a mais pura que existe!

 

1- Conta Comigo

Toda vez que penso nos meus amigos de juventude, eu penso nesse filme. E eu era vidrada no River Phoenix. O mais espetacular é que esse filme é baseado em um romance do escritor Stephen King e que também foge do gênero no qual o escritor é mestre, Conta Comigo é a verdadeira descrição de amizade.  O emocionante e nostálgico clássico da sessão da tarde mostra a história de quatro amigos que estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Eles caem na estrada, em uma jornada de dois dias, e aprendem muito mais do que esperavam. A viagem é uma experiência inesquecível, onde eles se autodescobrem (afinal eles estavam crescendo e descobrindo o mundo), mais que isso, os garotos descobrem a verdadeira força da união e da amizade. Cada um depois toma um rumo diferente e inesperado e um deles, que virou escritor, resolveu compartilhar com seus leitores, aquele episódio que marcou de vez a vida dos garotos e foi a pedra fundamental da amizade deles.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s