Top 5 Deus Ex Machina

Top 5 Deus Ex Machina

Salve galera.

 

Você já deve ter visto algum filme, principalmente de ação, que quando o herói está quase sendo derrotado, surge alguém ou algo, que acaba ajudando a derrotar seu adversário.

capa

Isso nada mais é que um recurso de roteiro chamado DEUS EX MACHINA (Deus Surgido da Máquina), que é o surgimento de um elemento inesperado na história, que acaba por resolver certas pontas soltas do roteiro ou simplesmente para dar uma solução a uma situação considerada impossível.

O termo surgiu no teatro grego, onde uma peça terminava com o surgimento de uma divindade (Zeus, por exemplo), para concluir a história e salvar o herói.

teatro-grego-1

E este artifício é muito utilizado no cinema atual. Por isso, vamos ao Top 5 Deus Ex Machina.

 

5 – Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

retorno-do-rei

Quando Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) finalmente conseguem destruir o Um Anel em Mordor, os dois ficam presos no meio da erupção do vulcão. E no momento em que parece que eles não têm como se salvar, surge Gandalf (Ian McKellen) montado em uma águia gigante e salva os hobbits.

Por sinal, muitos se perguntam por que o mago não usou as águias para jogar diretamente o Um Anel dentro do vulcão em Mordor ao invés de montar a Sociedade do Anel e fazer todo o trajeto a pé.

 

4 – O Resgate do Soldado Ryan

resgate-soldado-ryan

Momentos antes de ser atacado por um tanque nazista, o capitão John Miller Jr. (Tom Hanks) é salvo por um bombardeio das forças americanas.

É realmente uma ajuda que surge na última hora, pois momentos antes, a Força Área Americana avisou que não poderia ajudar o grupo.

 

3 – Avatar

avatar

 

Durante todo o filme, é mostrada a guerra entre os humanos e a raça Na’vi pelo controle do planeta Pandora e seus recursos minerais. E quando os humanos estão quase dizimando os Na’vis, graças a suas armas e tecnologia, a vida selvagem de Pandora resolve ajudar os nativos e juntos conseguem derrotar os invasores humanos.

 

2 – O Mágico de Oz

magico-de-oz

Neste caso, a solução encontrada foi a mais simples (e idiota) possível: no momento em que a Bruxa Malvada do Oeste (Margaret Hamilton) tenta colocar fogo no Espantalho (Ray Bolger), Dorothy (Judy Garland) joga um balde de água nela. E a Bruxa simplesmente derrete.

Fim da história.

 

1 – Guerra dos Mundos

guerra-dos-mundos

Na refilmagem de Steven Spielberg e estrelada por Tom Cruise e Dakota Fanning, não são as forças militares da Terra que salvam a população.

Foram algumas bactérias, que acabaram com os aliens. E para explicar esse final idiota, pelo menos colocaram Morgan Freeman para narrar.

 

@guimaraesedu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s